quarta-feira, 17 de março de 2004

Os meus 90 minutos...

Com toda a discussão sobre o aumento do número de deputados na ALR dos actuais 61 para os propostos 68 (julgo que só não foram propostos 69 porque seria um número demasiado exemplificativo do tipo de trabalho desempenhado por estes mártires da democracia) surgiu-me a ideia de avaliar a importância que o meu voto teve na última galeria da ALR.

Sabendo, segundo o Mapa Oficial n.º 4/2000, da Comissão Nacional de Eleições os seguintes valores para as últimas legislativas regionais:

Nº de eleitores inscritos: 209.541
Nº de eleitores votantes: 129.734
Nº de deputados: 61

Fiquei assim sabendo que cada deputado tinha na sua consciência os votos de 2.127 eleitores votantes, sendo eu um deles.
Ainda assim, fiquei curioso sobre quanto tempo um deputado aquece o seu assento na Assembleia por via do meu voto. Calculei um pouco mais:

Por dia um deputado deveria trabalhar 8 horas (AHAHAHAH, desculpem mas não me contive), descontando:
Pausas para o café e idas à casa de banho: 1 hora/dia
Elevar o nível cultural lendo jornais e revistas (A Bola, VIP, páginas de "Sociedade") : 1 hora/dia
Tempo passado a carregar envelopes brancos de conteúdo duvidoso: 1 hora/dia
Tempo passado ao telemóvel em assuntos de trabalho: 1 hora/dia
Perfazendo um total de 4 horas (efectivas??) de trabalho/dia

Considerando um deputado normal adulto médio (que conceito mais National Geographic), este tira 24 dias de férias por ano e 20 dias de baixa ou nojo, ao que se acrescem os 16 dias de tolerâncias e feriados e os 104 dias de fins de semana perfazendo assim um total de 201 dias (efectivos??) de trabalho/ano.

Ora, as contas são simples de se fazer:
1 mandato = 4 anos = 804 dias + 1 (29 de Fevereiro) = 805 dias = 3.220 horas = 193.200 minutos

Dividindo estas horas pelos eleitores votantes são 193.200 minutos/2.127 votantes = 90 minutos/votante.

Pensando bem, e tendo em conta que nesta legislatura a ALR ainda não fez nada por mim, eu vou exigir os 90 minutos a que tenho direito. Fazia-me um jeitão um deputadozito para me lavar o carro e engomar-me a roupa.

ATENÇÃO: É favor ao deputado (ou deputada) em questão enviar-me um e-mail para acertar data e hora.
PS: Não me dá jeito aos domingos à tarde.

Sem comentários: