quinta-feira, 4 de março de 2004

Balanço de um ano de Yoga

Comecei a fazer Yoga há um ano atrás. Foi a curiosidade e a vontade de experimentar coisas diferentes que me levou a praticar Yoga. Actualmente, é a constante busca da perfeição dos ‘ásanas’ (exercícios físicos) que me mantêm lá. Quero continuar a melhorar os exercícios que faço. Sinto que já fiz uma grande evolução até agora. Basta ver que nos primeiros tempos, transpirava por todos os poros, ficando muitas vezes completamente alagado. Coisa que me parecia impossível numa prática como o Yoga. Mas o facto é que agora só muito de vez em quando é que transpiro e sinto que o meu corpo responde mais facilmente ao que lhe é exigido. Esta é a parte positiva. Por outro lado, confesso que tenho sentido grandes dúvidas em continuar ou não no Yoga, pois a prática exige algum sacrifício, que não estou disposto a dar. Afinal, de contas, sou um grande amante dos prazeres da vida, nomeadamente, da comida e da bebida. Um fim de semana de excessos e a aula seguinte de Yoga deixa-me de rastos. Outra grande razão, para muitas das minhas dúvidas, é a parte espiritual. Aborrece-me. A meditação e os "mantras" (as cantorias que se fazem) não me dizem nada. E por vezes são razão mais que suficiente para faltar às aulas.
Ao fim de um ano, acho que a evolução na parte física consegue fazer com que o balanço seja positivo, mas não sei por quanto mais tempo vou continuar a praticar Yoga. Talvez continue para sempre. Talvez pare daqui a dias. Para já não sei. A única coisa que sei, neste momento, é que este mês, o ginásio já está pago.

Sem comentários: