Praticamente, toda a gente já teve de ressaca. E como é sabido, não costuma ser agradável. Sendo este dia muitas vezes inevitável, há que tentar que pelo menos seja passado da melhor forma possível. Reuni algumas dicas para ajudar a tornar o dia mais agradável. Algumas destas dicas foram obtidas quer por experiência própria, quer por relatos de amigos meus.
Ouvir discos do Tom Waits – nestes dias, quando a noite anterior foi pesada, é possível cantar as músicas de Tom Waits com o mesmo tom de voz, pelo que não convém desperdiçar estas oportunidades. E depois, nada como ouvir de quem sabe e de quem já muitos dias de ressaca deve ter tido.
Leituras - aconselha-se nestes dias, livros de fotografia, banda desenhada, ou então livros práticos do género ”Aprenda a fazer 1001 nós”. Entretém e não são maçudos. Estão totalmente proibidos romances com mais de 100 páginas. A poesia também pode ser abordada, dependendo do tipo de ressaca. Se esta for apenas psicológica, ler poesia é uma excelente terapia. Se a ressaca também afectar fisicamente, o melhor mesmo é esquecer os livros.
Ver televisão – Uma boa parte do tempo pode ser ocupada e bem ocupada, revendo alguns dos nossos filmes favoritos. Não convém ver coisas desconhecidas para que não hajam grandes emoções, para isso já basta a ressaca. Ao Domingo à tarde na SIC, geralmente passa um filme daqueles que já vimos milhares de vezes e que é o ideal para a ocasião. Percorrer os canais da TV Cabo, mil e uma vezes, também é agradável nestes dias. Mas cuidado, caso não encontre nenhum programa de interesse, o melhor é desligar a televisão, caso contrário corre o risco de enjoar e ser pior a emenda que o soneto. Os programas recomendados são: documentários sobre a vida selvagem, programas de história ou então filmes antigos, como já foi referido. Nos dias que correm, um filme no DVD é sempre uma escolha acertada.
Comer – Convém comer bem nestes dias, mas deve-se ter cuidado, pois corre-se o risco de mandar tudo para fora, estragando assim um dia perfeito com limpezas. Ao pequeno almoço, se acordar a hora disso, café bem forte e uma sandes ou de queijo ou mista. Não convém abusar muito na comida, logo depois de acordar. Ao almoço convém comer pratos consistentes, sem muitos líquidos, mas não muito pesados. Bife grelhado com arroz branco e salada é uma excelente opção. Sopa está fora de questão. Para sobremesa, fruta, sendo a banana uma das melhores para a ocasião. Ao lanche, aconselha-se sandes ou bolos (sem creme). É claro, e penso ser desnecessário avisar, ter muitos litros de água, para beber, em todas as divisões da casa, caso haja um ataque de secura de um momento para outro.
Por fim, alguns cuidados a ter:
- não subir e descer escadas muito íngremes;
- não permanecer parado de pé por muito tempo;
- não conversar com pessoas que só falem de trabalho;
- não conversar com pessoas que falem muito;
- no pior dos casos, não conversar com ninguém;
- ter muita água em casa
- ter um gurosan à mão, a pastilha milagrosa, da qual, orgulho-me de nunca ter tomado - nem tenho em casa.
Posto isto, espero que a partir deste momento seja mais fácil suportar o dia de ressaca. É claro serão sempre bem-vindas actualizações a este assunto.
segunda-feira, 3 de novembro de 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário