quinta-feira, 15 de abril de 2004

Re: Tou na Madeira

Caro amigo Nuno,

Nós como insulares, temos muitas adversidades geográficas o que nos impossibilita economias de escala para preços "verdadeiramente" competitivos. Porém isso também não impede que os nossos agricultores coloquem no mercado preços aceitáveis.Caso não saibas, mas quando houve a mudança de moeda, o preço de alguns horto-frutícolas subiram. O que era de 100$ passou para 1€(200$).

Neste momento está em vigor, uma campanha de indemenizações agrícolas, (valor dos mais altos de sempre), pelo facto de sofremos pelas nossas adversidades geográficas. Estão habilitados a receber estas ajudas, aqueles que practiquem determinadas culturas (ex:semilha,banana) que tenham no minimo uma area de 1.500m2.(Antes era de 2.500m2).

As explorações agrícolas, têm que fornecer (C.O.MI.D.A) de uma forma saudável, com condições higiénicas e com padrões de utilização de pesticidas, homolgados para serem utilizados nas culturas. O que por vezes vemos em algumas explorações é o descuidado nesta matéria, o que não favorece o produto regional.Neste momento a Direcção Regional da Agricultura, têm uma equipa de Eng agrónomos (dos quais está presente uma colega nossa dos tempos da Casa da Madeira), que auxilia os agricultores desde da colocação da semente até à sua comercialização (CATEC).Por isso, podes dizer-me qual é o sector económico que recebe tantas ajudas directas e indirecetas na nossa economia regional?

Em relação às obras, podemos dizer que algumas não forma muito bem feitas, que outras deveriam ter tido mais cuidado, mas penso que na globalidade eram necessárias. As vias rápidas, os tuneis,a modernização dos acessos ao mar(madalena do mar), os caminhos agrícolas etc...Tudo isto torna a nossa economia mais rentável e competitiva - incluindo é claro o sector agrícola.

A indústria existente na Madeira, não em valor e quantidade desejada, mas os esforços feitos até têm sido satisfatórios (inserção de novas fábricas, a modernização de outras etc...). Cada vez mais o país caminha para uma proliferação de serviços e a RAM não é execepção.

Tou na Madeira, não é ver algumas e determinadas situações, é ver na sua generalidade e avaliar de forma imparcial. Depois de estar estado em regiões como Lx e Porto, vejo que aqui temos melhor qualidade de vida. Podemos ser mais caros do que a média nacional, mas meu amigo a qualidade paga-se.

Aconselho-te e não de forma ingénua a te informares nos locais próprios (SD, Direcções Regionais), quais os seus objectivos e para que existem.

Obviamente que este post é o esclarecer de algumas duvidas existencias e não defender qq partido ou governo(até que pelo que sabes não faço de qq organização politico-partidário). Escrevo do que sei.

Se tiveres alguma dúvida, estou ao teu dispor.

Um abraço,

Cristiano

Sem comentários: