quarta-feira, 28 de abril de 2004

A propósito dos combustíveis

Agora parece que virou moda aumentarem-se os combustíveis 2 a 3 vezes por mês. Principalmente agora que se desapareceu com o preço de referência tabelado pelo Governo e deu-se lugar à liberalização dos preços. As gasolineiras (que deveriam de figurar entre os maiores ladrões de Portugal)reuniram-se e: ora sobes tu e eu acompanho, ora subo eu e tu acompanhas! Independentemente da boa intenção do governo em liberalizar o preço dos combustíveis, acho que a forma adoptada não foi a melhor. Mas isso pouco interessa para o post de hoje. É que depois de uma alongada conversa sobre este assunto há duas semanas atrás com o camarada Madeirak, chegamos a umas conclusões que me irritaram profundamente. Senão vejamos:

1º - O preço do petróleo aumenta -> Combustíveis aumentam.
2º - O preço do petróleo desce -> Combustíveis mantêm-se.
3º - O preço do petróleo mantêm-se -> Combustíveis aumentam (pq o euro perdeu peso face ao dólar)
4º - Agora vem o pior:
Nesta última subida de preços justificaram-se as gasolineiras com o aumento do preço do petróleo. Tudo muito bem à parte de um pequeno senão: é que nessa altura o Euro ganhou cotação face ao Dólar. Ganhou de uma tal forma que para a União Europeia o preço do petróleo não subiu. Até pelo contrário, desceu.
Agora se sobem os preços porque o Euro perdeu cotação face ao Dólar, porque é que não descem os mesmos na situação contrária??

Enfim, já não basta o quanto somos roubados, para agora chegarem estes e nos virem tb ao bolso. Depois querem que o português diga que em Portugal está-se bem e recomenda-se. Se pudesse mandava-os a todos para um lugar que eu cá sei...

Sem comentários: