quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Dizer mal é fácil!

Ultimamente, quando se abre a boca para falar de Portugal, coisa boa não sai. Anda toda a gente aborrecida, chateada e o raio que a parta. Os portugueses estão pessimistas. A comunicação social não ajuda. Na busca de notícias para vender, bombardeia-nos todos os dias com as mesmas notícias com mais e mais pormenores para que os portugueses não se esqueçam e, assim, mais pessimistas se tornam. É o processo casa pia e a sua longa novela, em que toda a gente ou parece estar envolvida ou tem uma palavra a dizer. É a crise económica, cuja culpa anda a ser enxotada de um lado para outro. É o desemprego sempre a aumentar. São todos os acidentes, que acontecem por falta de condições, de respeito e de muito bom senso. E no meio de tudo isto, o nome de Portugal vai-se afundando, escondendo de vergonha, penso eu.
Lá fora, Portugal é sinónimo de corrupção, pedofilia, putaria e tudo o mais. Cá dentro, as coisas não são melhores. Parece-me a mim que ainda são piores. Tenho amigos que até vergonha de serem portugueses, têm. Não há conversa em que não venha à baila, tudo o que já referi em cima e outros assuntos igualmente tristes, pelo que começo a estar farto. Farto de ouvir falar mal de Portugal. Farto de ouvir, que só podia ser em Portugal, que já não se espera outra coisa de um país destes, que aqui nada presta, que se fosse noutro lado é que a coisa resultava. Atenção, não digo que não seja verdade, nem estou a dizer para esconder e esquecer os podres. Acho que devem ser enfrentados e combatidos e confio quer na justiça, quer no poder político para pôr a máquina a andar.
Existem muitas coisas a melhorar e todos podemos contribuir para isso, nos nossos trabalhos e nas nossas acções do dia a dia. Mas basta de bater sempre no mesmo. Portugal também tem coisas boas, coisas onde os Portugueses são bons e são reconhecidos, mas que estão a ficar esquecidas no meio de tanta porcaria. Faz falta elogiar e mostrar as nossas virtudes e temos bastantes, o suficiente para ofuscar todos os azares que vão acontecendo, apesar de agora não me lembrar de nenhuma virtude. Mas se calhar esta perda de memória é um sinal de que é preciso mudar a atitude, para uma atitude mais positivista, do género: ‘Olha mais uma acusação de pedofilia! Que merda!. Bom, em compensação, aquele escritor português ganhou o prémio internacional xpto.’
Concluindo, faz falta a atitude ‘to look at the bright side of life’. Faz falta é animar a malta. A malta portuguesa, claro.

Sem comentários: