quarta-feira, 7 de janeiro de 2004

O País está melhor!!



Foi esta a frase que ouvi há dias num jantar e que tanta controvérsia gerou. Vou agora acrescentar umas achegas ao que já foi dito.

A realidade há tanto apregoada pelos Sindicatos, foi finalmente reconhecida pelo Governo: a taxa real de crescimento dos salários em 2003 foi negativa. E o mesmo sucederá em 2004. Trocando isto por miúdos afigura-se o seguinte: perdemos poder de compra em 2003 e continuaremos a perder em 2004!
Sabe-se tb que o crescimento dos salários foi inferior ao crescimento da produtividade. Não que isso esteja errado, mas continuamente até 2007…
Soube também que o crescimento desta mesma produtividade anda próximo dos 0% desde 2001. Crescimento esse que era de 2% em 2000. Se mal estava, mal continuou.

Uma revisão do Banco de Portugal previu que o crescimento da economia portuguesa se vai quedar pelos 0,75%. E o mesmo já previu um crescimento para 2005 abaixo da média europeia, ou seja serão 4 anos que a economia portuguesa crescerá menos que a média europeia. Agora atente-se às justificações dadas pelo Banco de Portugal para o ano de 2003 e que passo a citar “[…]uma recessão em 2003 mais forte do que previsto,[…] e por uma revisão ligeira em baixa da procura externa relevante para a economia portuguesa.”

Agora pergunto: porque será que se verificaram estas duas realidades ?? Será que o discurso maravilha efectuado pelos actuais homens (e mulheres) do poder na altura que tomaram posse não terá a sua quota parte de culpa??

O País está melhor. Se isto é melhor, que não venha o pior.

Sem comentários: