quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Ainda falando do Post anterior....

Excerto de uma artigo publicado hoje (30/9) no Público.

No comment:

Assessor de Santana ganha mais do que Presidente da República

Cristina Ferreira, Helena PereiraPÚBLICO
João Paulo Velez, assessor para a área da comunicação do primeiro-ministro, foi requisitado a uma agência de comunicação que trabalha para uma série de instituições privadas e públicas com interesses em sectores estratégicos da economia e para onde estão projectadas privatizações.Velez ganha quase o dobro de Pedro Santana Lopes e mais do que o Presidente da República. Segundo a Rádio Renascença, o seu vencimento ronda os dez mil euros. O ordenado base do primeiro-ministro situa-se nos 5173 euros, enquanto o do Presidente é de 6897 euros. O salário de Velez é alto comparativamente com os dos titulares de cargos públicos porque este optou por continuar a receber de acordo com o lugar de origem, ou seja, a João Líbano Monteiro (JLM) e Associados. Esta sociedade presta assessoria de imagem e de comunicação a gestores empresas privados e públicos.





quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Saúde - o mal de uma nação

Foi com algum espanto que ainda ontem ouvi num noticiario televisivo que o nosso querido 'Mamão' Félix em conjunto com o não menos estúpido Luis Filipe Pereira (para os leigos na matéria, o novo ministro da saúde) decidiram reduzir os salários dos médicos nos hospitais públicos em cerca de 30% e aumentar a carga horária de trabalho em 3 horas. Ora por muito bem que esta medida soe a alguns, a mim não me convence e passo a explicar:
- Quando for atendido numa instituição pública quero que me seja prestado o melhor serviço possível. Para isso, os funcionários (médicos e enfermeiros) têm de ser bem pagos (com bem pagos não quero dizer extraordinariamente bem pagos).
- Já não basta os médicos não quererem exercer na saúde pública, que agora ainda se lhes baixa o ordenado e aumenta-se-lhes a carga horária de trabalho.
- A solução não passa por reduzir os salários, a solução passa por supervisionar efectivamente o horário de trabalho de cada um destes profissionais de saúde. Para que não aconteça, por exemplo, numa noite entrar um doente na urgência e ter que se ligar para a casa do médico, para que este compareça ao serviço (o que já é habitual nos hospitais públicos). O médico ESTÁ de serviço, portanto tem de estar no hospital. E mai nada!
Agora não me venha o senhor 'Mamão' com a necessidade de cortes nas despesas na área da saúde, através dos salários. O que estes senhores deveriam 'cortar' era por exemplo o salário/reforma do Sr. Mira Amaral de 3600 contos/mês por ter sido presidente da comissão executiva da CGD por um ano e nove meses. Ou as indemnizações milionárias que terão de ser pagas aos administradores, para possibilitar a entrada de outros da confiança do futuro presidente da CGD. Ou o salário de 5500 contos/mês que iria auferir o tal director geral dos impostos. Ou a reforma por inteiro de um senhor deputado após 8 anos na Assembleia da República. Ou o famoso subsídio de reintegração na sociedade que os senhores deputados recebem quando saiem da Assembleia (coitaditos ganharam tão pouco lá que têm que receber um subsídio de cerca de 3500/4000 contos para voltarem à vida activa).
Isto sim são despesas desnecessárias!! Não é o salário de um médico ou enfermeiro que aumenta o caos em que se encontram as finanças deste país.
E tenho dito!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Tolerância de Ponto

Na próxima 2º feira das duas uma, ou estou de tolerância de ponto ou com intolerância ao trabalho...

quinta-feira, 23 de setembro de 2004

O meu dia visto por um auditor de marketing e publicidade

...dormir...
08:00-08:15 Nokia, Philips
08:15-08:30 Gillette, Dove, Organics, Colgate
08:30-08:45 Panrico, Limiano, Danone
08:45-09:00 Mistubishi, Antena 1
09:00-10:30 Compaq, Intel, Microsoft, Nokia
10:30-11:00 Renault, Nicola, Luso, Diário de Notícias
11:00-12:30 HP, Inacópia, Compaq, Intel, Nokia
12:30-14:00 Caramulo,Sopa d'Avó, Panisal, Delta
14:00-15:30 Compaq, Intel, Microsoft, Nokia, HP, Philips
15:30-15:45 Nicola, Luso
15:45-16:00 Scottex, Jornal da Madeira
16:00-17:30 Compaq, Intel, Microsoft, Nokia, HP, Philips
17:30-18:00 Mitsubishi, Antena 3
18:00-19:00 Panrico, Limiano, Danone, Panasonic
19:00-21:00 Nike, Adidas, Lipton
21:00-22:00 Heinz, Divella, João Pires
22:00-24:00 Philips, Visão
...dormir...

quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Funerais

Queria, antes de mais, deixar aqui o meu voto de pesar pelas mortes do pai do Cunha e Silva e da mãe do Miguel de Sousa, vice-presidentes do Governo Regional (GR) e da Assembleia Legislativa Regional (ALR) respectivamente.

Uma chamada de atenção aos pais dos vice-presidentes desta terra. CUIDADO!

Este assunto fez levantar algumas questões:

- Porque é que nas página de Necrologia (vulgo, malta do manel), quando uma pessoa morre, todos aqueles que a conhecem fazem questão de participar o seu falecimento? Isto é uma demontração de afecto e amizade? As qualidades do falecido medem-se pela quantidade de participações nos jornais? Serão tentativas de colagem aos familiares vivos do defunto? Quando são empresas a participar, poderá existir uma única participação por empresa, ou deverá existir uma por cada departamento da empresa? As participações das missas de 7º ou 30º dia são exclusivas para familiares, ou também podem ser participadas por terceiros (nunca vi tal ocorrer)?

- Porque é que os funerais são todos marcados para a hora do almoço? Não seria bem mais conveniente serem no meio da manhã (uma vez que é normal pedir a dispensa do trabalho)? Atrapalhariam muito menos o trânsito e as pessoas teriam o resto do dia para recuperar emocionalmente.

A todos aqueles que já não vão a tempo de ler este post:
Descansem em Paz

À Mão

Finalmente alguém do Ministério da Educação tomou alguma atitude:

"As colocações de professores serão feitas à mão, porque o sistema informático apresenta falhas!"



Tenho duas coisas a apontar a todo este imbróglio:

1.É muito conveniente existir um sistema informático por perto para descarregar as responsabilidades políticas. Não eram necessários binóculos para perceber que este navio dirigia-se ao iceberg já desde o início do ano civil.
Abre-se aqui um precedente de acusação a um sistema informático, pelo que, nos próximos tempos, não me admiraria nada se a DGCI se escondesse atrás do seu programa informático para explicar os atrasos nos reembolsos do IRS, que o Bagão insinuasse que a derrapagem do deficit deve-se ao Windows XP e que os aumentos em 2005 não podem ser mais do que 2,2% porque o Excel não aceita a fórmula proposta pelos sindicatos. E ainda não começaram as desculpas utilizando Virus, Trojans, Worms e Spyware...

2.À mão? À MÃO?!?!
Vão colocar os professores à mão e terão as colocações prontas até 30 de Setembro. Corrigam-me se tiver errado, mas parece-me que vão fazer à mão e em menos de 2 semanas o que um programa informático não conseguiu fazer desde Julho.
Se era assim tão fácil porque é que se perde tempo e dinheiro com programas informáticos?

Costuma-se dizer que o material tem sempre razão... Será que a empregada de limpeza desligou a ficha do servidor do Ministério da Educação e só repararam agora?

sábado, 18 de setembro de 2004

Esmagando abóboras

Oito anos depois de o ter comprado, e depois de quase derreter de tanto rodar, tirei-o da estante e coloquei no leitor.
Reapaixonei-me.



P.S.: Não sei onde pára o CD1 (dawn to dusk). Se o gajo que me assaltou o carro há três anos ainda não o trocou por droga é favor entrar em contacto comigo para uma eventual devolução...

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

O que eu reti da entrevista da Judite ao Bagão

"Eu não lhe chamaria aumentos, serão acréscimos..."
Bagão Félix a referir-se aos aumentos da função pública em 2005.

"A minha mulher é funcionária pública..."
Bagão a se justificar que não quer prejudicar os funcionários públicos.

"O salário médio na função pública é de 1800€."
Porra! O Bagão diz que é a média?!

"A Judite de Sousa até tem umas mamas boas para uma quarentona..."
Eu a pensar alto no meio da sala deixando os presentes atónitos.

"Este gajo lembra-me o furacão IVAN, destrói tudo por onde passa..."
Penso eu do Félix ao mudar o canal para ver o "Perfeito Anormal" na SIC Radical.

terça-feira, 14 de setembro de 2004

Marítimo - Rangers


Já os tenho! São meus e não os vendo! 

domingo, 12 de setembro de 2004

Cenas da Vida Real II

No solário do complexo balnear da Ponta Delgada estavam dois casais nos seus 40 e muitos a apanhar sol nas espreguiçadeiras. Os intervenientes desta cena era o marido de um casal e a mulher do outro casal, compadres por sinal.
Ele, tipicamente português, com a sua pança, bigode farfalhudo, chapéuzinho a esconder a calvice, mais pelo do que um orangotango e com um vozeirão daqueles...
Ela alva como a neve, tímida e quiçá submissa.
No meio de uma conversa sobre o preço da carne de vaca, ele, com um ar brejeiro sai-se com esta tirada para a comadre que apanhava sol de costas:

Homem: Comadre, a comadre não tem daquelas cuecas que mostram o cu?

Mulher: Não.

Homem: Mas olhe que devia ter porque tem um cu que é um mimo.

Cenas da Vida Real I

No Complexo Balnear da Ponta Delgada, uma senhora sentada na mesa da esplanada interpela o empregado (um jovem ucraniano)para fazer o seu pedido.

Senhora: Olhe, se faz favor. Eu queria um café e um frize limão.

O empregado toma nota e dirige-se ao bar. Depois de algum tempo ele regressa.

Empregado: Não temos café limão mas podemos por uma rodela de limão na chávena...

terça-feira, 7 de setembro de 2004

Toxico(in)dependência israelita

Finalmente apercebi-me porque é que os israelitas não concedem a independência ao estado palestiniano...
Deve-se ao facto de se encontrarem todos viciados na Faixa de Ganza! E o vício é tão grande que eles (os israelitas) vão às tantas horas da noite a casa dos seus "dealers" na Faixa de Ganza ressacados c'ma cachorros e, como já não enxergam nada à frente, espatifam os seus tanques contra as casas dos referidos traficantes.



Para fazer face a este problema, os palestinianos vêem-se forçados a atirar o material (a pedra) aos tanques israelitas com o intuito de acalmar-lhes a ressaca com um bom charro (batente para os amigos)!

Não há nada como a confraternização Rasta entre os povos!

quinta-feira, 2 de setembro de 2004

O primeiro post do resto da minha vida

Depois de umas merecidas (??) férias voltei ao trabalho. Ainda estou com o espírito de férias o que, quando aplicado ao trabalho, assemelha-me a um funcionário público na revéspera de natal (para quem não sabe, a revéspera é o dia antes da véspera), ou em qualquer outro dia do ano civil.
Regresseu de férias mas nem por isso sinto-me retemperado nas minhas forças..."a vida do mar é dura"..."mas a da terra não lhe fica atrás!"

Novidades?
Só uma! Estou a tentar comer o máximo bacalhau que conseguir antes da extinção... Da do bacalhau ou da minha, a que vier primeiro!

Ah! Mais uma! Este é o primeiro post escrito na minha nova casa! O que faz com que este seja, indubitavelmente, "o primeiro post do resto da minha vida".