segunda-feira, 19 de julho de 2004

O "nosso" governo


...E escrevo nosso entre aspas, para dizer exactamente aquilo que parece: nosso do país, mas não meu. Sinceramente apesar de não gostar de ver como primeiro-ministro o Dr. Santana Lopes, sempre esperei que se rodeasse de gente com mais provas dadas. Mas vamos ao que eu penso de alguns dos seus ministros:
Ministro da Defesa - Paulo 'Tortas' (Paulinho para os amigos) - Uma 'quase' imposição, já que é o líder de um dos partidos da coligação. Nada se espera deste senhor que não seja a continuição da mediocridade a que já nos acostumou.
Ministro das Finanças - António 'Mamão' Félix - A décima ou vegésima ou trigésima (ainda estou a contabilizar as personalidades convidadas e que recusaram) escolha para a Pasta. Segundo consta, o Sr. 'Mamão' empossado há 'meia dúzia' de dias já diz que tem que aumentar ou criar novos impostos. Faz lembrar aquela famosa medida de Manuela 'Chupa-mo' Leite aquando da chegada ao governo quando, sem qq análise e estudos efectuados, decidiu aumentar o IVA em 2%. Conclusão: Nesse ano e no seguinte foi arrecadando cada vez menos dinheiro através do Imposto de Valor Acrescentado. Além disso, a efusão de contentamento patenteada pelos 'patrões' portugueses com esta nomeação, não agoira nada de bom para os trabalhadores deste país.
Ministro das Actividades Económicas - Álvaro 'Barrete' - A nomeação para esta pasta e para ministro de Estado só prova que falta alguém no próprio partido que queira assumir as pastas económicas. Este senhor que apoiou sem pestanejar todo e qq governo desde Ramalho Eanes a Cavaco Silva e que como diz Vasco Pulido Valente na sua crónica no DN: "...iria para ministro do Inferno, se o Diabo o convidasse para servir a Pátria e os seus senhores...' (e como eu concordo!!) só desprestigia um governo já de si desprestigiante.
Ministro do Ambiente - Luís 'Pobre' Guedes (Luísinho para os amigos) - Um ministro que não 'pesca' absolutamente nada da pasta que lhe calhou. Esperemos que ao menos se rodeie de secretários de Estado que efectivamente saibam do que estão tratar. Mais um membro para o Governo 'arrastado' por Paulo Portas. Acho que esta última frase diz tudo.
Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional - Não comento. Acho a criação do próprio ministério, a 'tachice' do ano.
Para já e como este post já se alongou o suficiente, fico por aqui. Mas prometo continuar a opinar sobre os ministros que não figuram neste post. Um até já para todos.

Sem comentários: